Banner

Bernardo Mascarenhas | Pioneiros & Empreendedores

Bernardo Mascarenhas (1847-1899)

03_bernardomascarenhas

Teve uma vida breve — nascido em 1847, faleceu em 1899, aos 52 anos —, mas extremamente produtiva.  Havia apenas alcançado a maioridade quando idealizou, construiu e colocou em funcionamento a Tecidos Cedro, em Tabuleiro Grande, atual Paraopeba, junto ao rio das Velhas. Apesar do isolamento do lugar na época, o empreendimento tornou-se um sucesso.  Pioneiro e empreendedor durante toda a vida, montou as hidrelétricas que iluminaram Juiz de Fora e Belo Horizonte e forneceram energia para as indústrias que ele e muitos outros fundariam no Estado de Minas Gerais.



- Nasceu em Minas Gerais. Teve 11 irmãos e 12 filhos (nove homens e três mulheres)
- Em 1811, os avós de Bernardo Mascarenhas atravessaram a Serra da Mantiqueira com seus três filhos quando foram acometidos de varíola. Lá mesmo os adultos morreram; as três crianças foram encontradas na beira de uma estrada e recolhidas por tropeiros que passavam no local.
- Aos 12 anos, Bernardo Mascarenhas ingressou como interno no Colégio Caraça, um dos melhores de Minas Gerais. Aos 18 anos recebeu de seu pai a quantia de 26 contos de réis para começar a vida; e utilizou esse dinheiro na compra de gado magro para engorda, junto com seu irmão Caetano.
- Ele era um inovador. Em 1865, teve a ideia de fazer uma fábrica de tecidos movida a energia hidráulica. Na época, não existia energia elétrica em Minas Gerais, mesmo sendo o estado mineiro repleto de quedas d'água, o que favorecia a construção das usinas hidrelétricas.
- Montou hidrelétricas que iluminaram Juiz de Fora e Belo Horizonte e forneceram energia para as indústrias que ele próprio e muitos outros fundariam em Minas Gerais. Em 27 de agosto de 1898, inaugurou publicamente o motor elétrico de sua tecelagem.
- Bernardo Mascarenhas foi um dos primeiros industriais brasileiros a instituir um sistema de previdência social para os seus empregados, baseado em descontos na folha de pagamento. Não havia ainda lei no Brasil que o obrigasse a isso.

Fonte:pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados