Banner

Julio Mesquita | Pioneiros & Empreendedores

Julio Mesquita (1862-1927)

04_juliomesquita

Era um jovem advogado, em 1885, quando entrou para a redação de A Província de S. Paulo, nome original de O Estado de S. Paulo. Naquele momento começava a tomar forma o jornal que ainda hoje mantém uma larga influência na formação de tendências e opiniões no Brasil. Julio Mesquita e seus herdeiros foram testemunhas e personagens em todos os episódios decisivos da política nacional, estiveram na origem de iniciativas culturais decisivas, a começar pela criação da Universidade de São Paulo. Fizeram do seu jornal uma empresa que, em sua longa existência, conheceu períodos de grande prosperidade e também enfrentou as mais severas crises.



- Nasceu em Campinas, São Paulo.
- Casou-se com Lucila de Cerqueira César. Tiveram seis filhos.
- Em 1873, na Convenção de Itu, um grupo de importantes homens da sociedade paulista resolveu fundar um jornal para defender três ideais: a abolição da escravatura, a descentralização do poder e a proclamação da República.
- O jornal chamou-se A Província de S. Paulo. O primeiro número apresentava apenas quatro páginas.
- Em 1878, Julio Mesquita formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
- Em 1885, começou a trabalhar no A Província de S. Paulo. Em 1890, após a Proclamação da República, o jornal mudou o nome para O Estado de S. Paulo.
- Julio Mesquita assumiu o cargo de redator-gerente do jornal em 1888. Em 1890, o jornal saiu pela primeira vez com oito páginas e a tiragem alcançou sete mil exemplares.
- Em 1891, assumiu a direção de O Estado de S. Paulo. O jornal alcançou a tiragem de dez mil exemplares em janeiro de 1896.
- Em 1902, Julio Mesquita tornou-se o único proprietário do jornal. A família Mesquita comanda o jornal até os dias atuais.
- Os principais empreendimentos da família Mesquita são: Jornal O Estado de S. Paulo; Jornal da Tarde; Rádio Eldorado; Agência Estado; OESP Mídia.

Fonte:pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados