Luiz Tarquínio | Pioneiros & Empreendedores

Luiz Tarquínio (1844-1903)

05_luiztarquinio

Filho de ex-escrava, mal freqüentou a escola.  Sua carreira, de menino varredor de loja a grande industrial, é exemplo acabado do mérito vencendo obstáculos.  Além de fundador, em 1891, de uma das maiores tecelagens do Brasil, criou naquele mesmo ano a primeira grande Vila Operária do país, antecedendo experiências como a de Jorge Street em São Paulo ou a de Delmiro Gouveia em Alagoas, ambas iniciadas em 1911. Foi um dos primeiros a introduzir benefícios trabalhistas como a licença maternidade.

- Nasceu em Salvador, na Bahia.
- Filho de Maria Luíza dos Santos, ex-escrava, com quem aprendeu a ler e a escrever. Mais tarde, Luiz frequentou a escola pública por três anos.
- Durante a infância, vendeu bilhetes de loteria, doces, bolos, artesanato. Foi também moleque de recados e carregador, subindo e descendo as ladeiras de Salvador.
- Aos dez anos, começou a trabalhar na loja de tecidos de Lino Porphyrio da Silva. Era encarregado da limpeza e dos serviços gerais, mas, como conhecia as quatro operações de cálculo e era desembaraçado, logo foi promovido ao atendimento dos clientes no balcão.
- Em 1859, foi trabalhar para João Gaspar Bruderer, sócio inglês de Bruderer Cia., importadora e atacadista de tecidos. Aprendeu inglês ouvindo os funcionários da empresa. Encontrou quem lhe ensinasse contabilidade empresarial, leu e estudou inúmeras obras. Em 1864 realizou sua primeira viagem à Europa.
- Em 1890, era sócio de Bruderer e grande importador de tecidos. Em 1891, Tarquínio criou a Companhia Empório Industrial do Norte, localizada no bairro da Boa Viagem: quatro anos depois, a empresa já fabricava metade da produção de tecidos de algodão cru do Estado, empregando um terço de todos os operários e dois terços de todos os teares.
- Construiu a primeira vila operária do País. Foi dos primeiros, se não o primeiro, a introduzir benefícios trabalhistas como a licença-maternidade. Autodidata, participou intensamente dos debates sociais e econômicos de sua época, a começar pela abolição da escravatura.