Banner

Francisco Matarazzo | Pioneiros & Empreendedores

Francisco Matarazzo (1854-1937)

06_franciscomatarazzo

Começou sozinho numa terra estranha. Sua trajetória vertiginosa veio demonstrar, pela primeira vez, que, graças à indústria, em São Paulo todos poderiam ser artifícies do próprio sucesso. A imagem do industrial moderno surgiu em São Paulo com ele. Antes da sua chegada, no início da grande imigração italiana, havia pioneiros capazes de abrir fronteiras agrícolas e lançar estradas de ferro, grandes empresários do comércio e das finanças, senhores de fortunas feitas com o açucar e café. Mas raros se interessavam pela indústria e eram, praticamente todos, nascidos e criados na elite tradicional.



- Nasceu na Itália.
- Em 1881, casado e com dois filhos, Francesco Matarazzo migrou para o Brasil. Teve treze filhos.
- Instalou-se em Sorocaba, naquela época o maior centro brasileiro de comércio de gado, onde abriu uma venda. Teria começado a fazer fortuna por meio de uma economia feroz: dizem que comia apenas pão seco e bananas.
- É considerado o pioneiro da grande indústria no Brasil.
- Atuou no comércio, na indústria, na navegação e no setor financeiro. Alguns de seus empreendimentos foram: fábrica de banha, a primeira montada em Sorocaba em 1883; comércio, instalado em um box do velho Mercado de São Paulo em 1890, depois transferido para um escritório num prédio da rua Direita; Moinho Matarazzo (1900), o primeiro moinho de farinha de São Paulo; fábrica de tecidos Mariângela (1904); Banca Italiana del Brasile (1905); Banco de Nápoles; fábrica de tecidos Belenzinho (1911); Sociedade Paulista de Navegação Matarazzo Ltda. (1919); fábrica de Rayon Viscoseda (1926), depois fábrica de Rayon Matarazzo; Núcleo Industrial da Água Branca; fundação do Ciesp - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (1028); Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.
- Os herdeiros de Matarazzo não conseguiram dar continuidade às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, que, em seu tempo, formaram o maior império industrial da América Latina.

Fonte: pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados