Luiz de Queiroz | Pioneiros & Empreendedores

Luiz de Queiroz (1849-1898)

07_luizdequeiroz

Precursor do agronegócio, acumulou o papel de fomentador da pesquisa científica e de pioneiro ímpar do ensino superior.

- Nasceu em São Paulo.
- Em 1857, com oito irmãos, foi mandado à Europa, na companhia do irmão, para realizar seus estudos.
- Aos 24 anos retornou ao Brasil, em decorrência da morte de seu pai, o Barão de Limeira. Tomou posse de sua herança, que incluia, entre as principais propriedades, a Fazenda Engenho D'Água, em Piracicaba.
- A sua primeira iniciativa empresarial foi a Fábrica Santa Francisca, uma tecelagem de algodão movida pela força hidráulica do rio Piracicaba, construída em 1874.
- Foi responsável pela primeira linha telefônica de Piracicaba; em 1882, instalou postes e fios telefônicos que ligavam a tecelagem à fazenda Santa Genebra, de sua propriedade.
- Também foi responsável pelo uso da eletricidade na iluminação pública de Piracicaba: a cidade conheceu a iluminação elétrica muito antes da capital paulista.
- Abolicionista militante, Queiroz alforiou todos os escravos de duas fazendas, além de receber e proteger escravos fugidos de outras propriedades.
- Enfrentou muitos desafios para realizar o seu grande sonho, a construção da Escola Superior de Agricultura - Esalq.
- A Escola Superior de Agricultura foi inaugurada em 3 de junho de 1901. As salas de aula eram vastas e arejadas, possuindo aparelhos e instrumentos completos de física, química, zoologia, botânica, agrimensura, zootecnia e cirurgia veterinária.

Fonte:pioneiroseempreendedores.com.br