Ramos de Azevedo | Pioneiros & Empreendedores

Ramos de Azevedo (1851-1928)

10_ramosdeazevedo

Grande pioneiro da construção civil em São Paulo. Conhecido como arquiteto,  foi também, e sobretudo, um grande construtor. Dos maiores tocadores de obras que o Brasil já teve, soube, como ninguém, arranjar financiamento, negociar matéria-prima, mobilizar colaboradores e formar mão-de-obra especializada.  Foi a figura principal do Liceu de Artes e Ofícios.  Ajudou também a fundar a Escola Politécnica, que dirigiu por onze anos.

- Nasceu em São Paulo, porém sempre se considerou campineiro, pois sua família era de Campinas e foi onde passou a infância.
- Em 1869, Ramos de Azevedo mudou-se para Rio de Janeiro com o objetivo de cursar a Escola Militar. Após abandonar a Escola, retornou a São Paulo e, por três anos, trabalhou na construção das estradas de ferro Paulista e Mogiana.
- Ramos de Azevedo viajou para a Bélgica em 1875, a fim de estudar Engenharia Civil na Universidade de Gand. A conselho do diretor, transferiu-se para o curso de engenheiro-arquiteto.
- Em 1878, recebeu seu diploma de engenheiro-arquiteto com a menção "grande distinção". Em maio de 1879, Ramos de Azevedo retornou a Campinas, fez uma exposição de projetos e abriu um escritório. Mudou-se para a cidade de São Paulo em 1886.
- Ramos de Azevedo é considerado pioneiro da construção civil em São Paulo, um arquiteto e construtor de obras e edifícios que marcaram o desenvolvimento da capital paulista e se transformaram em pontos de referência.
- Mostrou-se inovador em todas as áreas nas quais atuou, seja como engenheiro e arquiteto, professor da Politécnica, impulsionador do Liceu de Artes e Ofícios ou, sobretudo, como grande construtor e empresário.
- Principais obras:

• prédio da Tesouraria da Fazenda, hoje Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo;
  • Palácio da Justiça;
  • Liceu de Artes e Ofícios, hoje Pinacoteca do Estado;