Banner

Guilherme Guingle | Pioneiros & Empreendedores

Guilherme Guinle (1882-1960)

13_guilhermeguingle

Ocupa na memória nacional o lugar de dono da Companhia Docas de Santos, gigantesca empresa à qual dedicou 46 anos de sua vida, criador de usinas hidrelétricas, pioneiro do petróleo e incentivador da pesquisa científica no Brasil.



- Nasceu no Rio de Janeiro.
- Seu pai, Eduardo Palassim Guinle, foi um empresário de sucesso: criou a empresa Companhia Docas de Santos, em companhia do amigo e sócio Cândido Gaffrée. Em 1888, eles obtiveram a concessão para modernizar e administrar o porto de Santos, principal porto de São Paulo.
- Em 1889, a Guingle & Cia. adquiriu a Paqueuer, uma das maiores quedas d'água do Rio de Janeiro, e passou a investir de forma pesada no setor de energia elétrica.
- Formado em engenharia, assumiu definitivamente a empresa do pau em 1912.
- Seus mais importantes empreendimentos estiveram ligados a usinas hidroelétricas, transporte urbano, porto e siderurgia. Criou o Banco Boa Vista, que presidiu de 1930 até a sua morte.
- O empresário Guilherme Guinle é lembrado como o dono da Companhia Docas de Santos, gigantesca empresa à qual dedicou 46 anos de sua vida. Mas esta foi apenas uma das vertentes de sua atividade. Suas usinas hidrelétricas levaram energia para grandes cidades brasileiras, tais como Salvador, Niterói, Petrópolis e Santos.
- Financiou as pesquisas que possibilitaram a abertura do primeiro polo de petróleo do Brasil, em Lobato, na Bahia. Negociou pessoalmente os empréstimos internacionais e reuniu capitais privados para criação da Companhia Siderúrgica Nacional. Por meio da Fundação Gaffrée & Guinle, inclusive com doações pessoais, foi um dos maiores incentivadores de pesquisas científicas no Brasil, principalmente aquelas ligadas à saúde pública.

Fonte: pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados