Banner

Attilio Fontana | Pioneiros & Empreendedores

Attilio Fontana (1900-1989)

15_attiliofontana

Criador das empresas do Grupo Sadia, viveu 89 anos, dos quais trabalhou oitenta.  Não chegou a terminar o primário, mas foi deputado, senador e vice-governador de Santa Catarina.  Um ano antes de sua morte, as empresas Sadia, que ele construíra a partir do zero, incluíam 26 mil colaboradores diretos e cem mil indiretos.



- Nasceu no Rio Grande do Sul.
- Filho de camponeses, tinha 11 irmãos. Teve seis filhos.
- Em 1908, com oito irmãos, vendeu biscoitos em uma quermesse: foi sua primeira experiência comercial.
- Em 1911, a família mudou-se para um sítio maior, onde iniciou seu primeiro negócio. Com uma carroça, fazia entrega de alfafa e de outras encomendas em fazendas vizinhas, pois a região sofria com problemas de transporte.
- Trabalhou no comércio e continuou com o negócio de alfafa. Começou a se interessar pela criação e venda de porcos.
- Em 1927, procurou Carlos Menck para propor um negócio - fornecimento regular de porcos aos frigoríficos paulistas - e fecham sociedade.
- Em 1942, foi chamado pelo prefeito de Concórdia, Dogelio Goss, para uma conversa sobre um moinho e um engenho que não conseguiam decolar. Ele destacou o filho mais velho, Walter, para assumir a direção do moinho.
- Em 7 de junho de 1944, foi constituída a empresa S.A. Indústria e Comércio Concórdia. Mais tarde o nome foi alterado, conservando do original as primeiras letras "S" e "A" e as últimas da palavra "Concórdia": nasceu, assim, a Sadia, empresa conhecida em todo o País.
- Attilio foi prefeito de Concórdia e cuidou da infraestrutura da cidade: construiu estradas, melhorou o financiamento de água por meio de poços artesianos e iniciou os serviços de água encanada.
- Os principais empreendimentos de Attilio Fontana estiveram ligados ao comércio e à indústria alimentícia.

Fonte: pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados