Banner

Roberto Simonsen | Pioneiros & Empreendedores

Roberto Simonsen (1889-1948)

17_robertosimonsen

Profundamente inovador na administração de suas indústrias e líder inconteste das organizações patronais, tornou-se símbolo do empresário esclarecido. Foi pioneiro da construção civil em moldes modernos, teve presença marcante em setores tão diversos como o dos frigoríficos e o dos produtos cerâmicos. Destacou-se ainda como pensador e porta-voz dos industriais no grande debate da economia brasileira.



- Nasceu em Santos, São Paulo.
- Seu pai, Sidney Simonsen, nascido em Londres, veio ao Brasil quando tinha 25 anos, para ser gerente do Banco Inglês.
- Em 1904, começou a cursar a Escola Politécnica. Em 1909, começou a trabalhar como engenheiro da Southem Brazil Railway. Assumiu a Diretoria Geral de Obras da prefeitura de Santos e tornou-se engenheiro-chefe da Comissão de Melhoramentos do Município.
- Em 1912, aos 24 anos, lançou com um grupo de investidores a Companhia Construtora de Santos, que prosperou rapidamente.
- Em 1921, sua empresa assinou o primeiro contato com o governo federal, referente à construção dos quartéis de Pirassununga (SP), Campo Grande (MS) e Joinville (SC). Nos meses seguintes, foram assinados contratos referentes a outros quartéis. As obras foram entregues no prazo acordado, com qualidade inquestionável.
- Em 1923, Simonsen comprou a Cerâmica São Caetano, fabricante de telhas, ladrilhos e tijolos refratários. Ele transformou a São Caetano na maior empresa de cerâmica de sua época e na mais respeitada, pela qualidade de seus produtos.
- Em 1933, em São Paulo, fundou a Escola Livre de Sociologia e Política. Essa escola superior nasceu com o propósito de ser um centro de estudos voltados à compreensão do Brasil.
- Nos anos 1940,  período em que presidia a FIESP, foi um dos idealizadores do Senai.
- Outros empreendimentos importantes:

 

  • Vila Belmiro;
  • Figrorífico de Santos;
  • Jazida de Argila Taguá Buracão da Cerâmica;
  • quartéis em Quitaúna (SP), Caxias (RJ), Três Corações (MG), Santo Ângelo (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS) e Aquidauana (MS);
  • Divisão de Refratários de Cerâmica São Caetano;
  • obras urbanas: bondes, água, luz, esgoto, pavimentação, recalçamento.

 

Fonte: pioneiroseempreendedores.com.br

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados