Samuel Benchimol | Pioneiros & Empreendedores

Samuel Benchimol (1923-2002)

23_samuelbenchimol

Na tradição de Roberto Simonsen, Benchimol é um exemplo de que um grande empresário pode ser também um grande intelectual.  Além de professor emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de meio século, foi o fundador do Bemol/Fogás, que inclui desde empresas voltadas para o comércio exterior e a distribuição de gás de cozinha até lojas de departamento.

- Nasceu em Manaus.
- O avô de Samuel, de origem judaica, veio do Marrocos e estabeleceu-se, por volta de 1850, na região do rio Tapajós. Ganhava a vida com o comércio ambulante, navegando pelos rios. Escrevia artigos para um jornal de Londres.
- Na década de 1920, a malária castigava a Amazônia. Em 1926, porém, Isaac, pai de Samuel, partiu de Manaus, com a mulher e os quatro filhos, com destino aos seringais da região do rio Abunã, para administrar pessoalmente, e tentar salvar, seu negócio de extração de látex.
- A família perdeu tudo e, no início dos anos 1930, retornou para Manaus. Lá, Isaac conseguiu ser contratado por várias empresas para prestar serviços de contabilidade.
- Samuel estudava e trabalhava. Começava às três horas da madrugada como despachante. Às sete horas, entrava na faculdade. À tarde, cuidava de negócios na empresa de seu irmão Israel e dormia algumas horas, pois, à noite, lecionava Economia e Política na Escola de Comércio Solon de Lucena.
- Fundou em 1942 a Benchimol & Irmão, empresa de representações depois conhecida como Bemol. A sociedade era entre Samuel e Israel, seu irmão mais velho. Na década de 1960, a Bemol começou a multiplicar os pontos de venda em Manaus e, em 1969, expandiu-se para outros estados. Desde novembro de 1964, firmara seu domínio sobre o mercado de distribuição de gás em Manaus, com a compra da Gazônia, sua principal concorrente.
- O grupo Bemol/Fogás inclui desde empresas voltadas ao comércio exterior e à distribuição de gás de cozinha até lojas de departamento.
- Samuel Benchimol era professor emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos e criou a cadeira de "Iniciação à Amazônia". Autor respeitado, escreveu centenas de ensaios, teses, livros e artigos.