Edson Queiroz | Pioneiros & Empreendedores

Edson Queiroz (1925-1982)

24_edsonqueiroz

Empresário cearense, é outro exemplo de empreendedor que atuou na educação e no mundo dos negócios. Ao falecer em um acidente aéreo, em 1982, controlava 24 empresas, que empregavam 10.312 trabalhadores, entre eles 470 professores e 485 funcionários da Universidade de Fortaleza (Unifor). Era dono do Sistema Verdes Mares de jornais, rádio e televisão.  Na base de tudo estava seu negócio de distribuição de GLP, atividade em que se destacou como grande pioneiro no nordeste.

- Nasceu no Ceará, na cidade de Cascavel.
- A família mudou-se para Fortaleza em 1932. Seu pai abriu uma mercearia no centro da cidade, que se transformaria em armazém.
- Com dez anos de idade, Edson ajudava no armazém, realizando pequenos serviços de limpeza ou de entrega.
- No decorrer da sua vida, Edson Queiroz se dedicou, com sucesso, a diferentes áreas do comércio, da indústria, das comunicações e da educação. Os seus empreendimentos mais importantes foram:

• Loteria Estadual do Ceará;
  • Loteria Estadual de Pernambuco;
  • Abrigo Central, centro comercial em Fortaleza;
  • Norte Gás Butano, em Fortaleza;
  • Lojas de botijões de gás;
  • Gás Propano, em Fortaleza;
  • Edson Queiroz Navegações;
  • Tecnomecânica Norte Ltda. - Tecnorte;
  • Estamparia e Esmaltação Nordeste S.A. - Esmaltec (fábrica de fogões, geladeiras e freezers);
  • Pará Gás Butano - Paragás, em Belém do Pará;
  • Maranhão Gás Butano, em São Luís;
  • Piauí Gás Butano, em Teresina;
  • Alagoas Gás, em Maceió;
  • Cascaju, em Cascavel (CE);
  • Rádio Verdes Mares AM e FM, em Fortaleza;
  • TV Verdes Mares;
  • Diário do Nordeste;
  • Fundação Edson Queiroz, em Fortaleza;
  • Universidade de Fortaleza - Unifor;
  • Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda.;
  • Minalba Alimentos e Bebidas S.A.;
  • Midol - Mineração Dolomita Ltda.

- Em 2007, a Indaiá Brasil tornou-se líder absoluta no mercado nacional de águas minerais e a Minalba assumiu o primeiro lugar em vendas nos dois maiores mercados do País - São Paulo e Rio de Janeiro.
- O Grupo possui ainda a maior reserva de calcário dolomítico do Nordeste: por meio da Midol - Mineração Dolomita Ltda., produz tintas hidrossolúveis direcionadas aos mercados do Norte e Nordeste.