Editorial | Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil

Um dos principais papéis de toda universidade é desenvolver o potencial empreendedor de seus docentes e discentes, haja vista que a evolução de uma sociedade depende de pessoas inquietas, com disposição e visão para mudar as coisas, aproveitando as oportunidades de seu tempo. Não por acaso, a Universidade de Fortaleza busca fortalecer entre seus professores e alunos atributos como criatividade, liderança, capacidade de organização e planejamento, senso de observação e, acima de tudo, coragem para assumir riscos. Características essenciais em qualquer área do conhecimento ou atividade profissional.

É, portanto, imediata a identificação deste ambiente de produção e difusão do saber empreendedor com a exposição Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, a qual tem como objetivos mostrar a contribuição dos pioneiros para o desenvolvimento brasileiro, formar educadores e estimular as vocações empreendedoras.

A exposição apresenta a trajetória de 24 pioneiros de diversas regiões do país – entre os quais, o industrial Edson Queiroz, fundador desta Universidade –, estudados pelo professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo. Tais personagens, notabilizados pela ousadia e persistência, destacam-se por sua contribuição para o crescimento do país, ao impulsionar a economia nos mais distintos segmentos de atuação.

Dada a relevância desta exposição, em cartaz no Espaço Cultural Unifor, estamos certos de que o público cearense, em especial nossa comunidade acadêmica, irá desfrutar ao máximo desta oportunidade. Acreditamos, assim, que a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, mais uma vez estende o conhecimento difundido em sala de aula às mais diferentes pessoas ao promover esta rica possibilidade de aprendizado.

Airton Queiroz
Presidente da Fundação Edson Queiroz