Banner

Roteiro expositivo | Pioneiros & Empreendedores

roteiroexpositivo

 

M1 O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos
M2
Os pioneiros e o Brasil
SM1
Brasil Monárquico
SM2
Primeira República
SM3
Era Vargas
SM4
Brasil Contemporâneo
M3
Os percursos e as ações dos pioneiros
M4
Diálogos entre os pioneiros
M5
Os pioneiros, os empreendimentos e nós


 
MÓDULO 1: O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos

Quem são os pioneiros que fizeram a história empresarial do Brasil? Suas vidas, apesar de singulares, possuem em comum a visão de futuro, a capacidade de superação de condições adversas, o interesse pela inovação, a valorização do trabalho e a presença familiar.

Em vários momentos da vida empresarial, encontram-se incontáveis pontos de partida e também cenários em linhas retas, curvas e círculos. Verdadeiros labirintos. Ao defrontá-los, é preciso tomar decisões – humanos que somos – para continuar à busca de um destino promissor ou retornar ao ponto inicial.

Qual o perfil necessário para atravessar o labirinto?

MÓDULO 2: Os pioneiros e o Brasil

Em diferentes momentos da história do Brasil, as ações dos pioneiros estiveram entrelaçadas em processos políticos, atuando em confluência e nos limites do papel do Estado. Com percepção aguçada sobre o país, capacidade de inovação e superação de condições adversas, os pioneiros foram homens de seu tempo e, ao mesmo tempo, à frente dele.

Como estar à frente do seu tempo?

Submódulo 1 > Brasil Monárquico

Os pioneiros marcaram este momento de ruptura na história econômica do Brasil, liderando o surgimento de bancos, indústrias e atividades comerciais. Foiumperíodo de transformação deuma economia agrícola centrada na cafeicultura de exportação para uma economia que dá início à tardia industrialização no país.

Que condições criadas pelos pioneiros favoreceram empreendimentos do próximo período?

Submódulo 2 > Primeira República

A transição para a República e para o trabalho livre condicionou um cenário de incertezas políticas e econômicas nos primeiros anos do novo governo. A imigração, o surgimento de novos espaços urbanos e o crescimento da industrialização ganharam força. Nesse contexto, os movimentos de reivindicação dos trabalhadores colocaramos empresários diante de questões sociais.

Como o desenvolvimento da industrialização e da urbanização contribuiu para a capacidade de inovação e a visão de futuro dos pioneiros?

Submódulo 3 > Era Vargas

Durante os quinze anos em que Getúlio Vargas permaneceu no poder, seu governo se destacou pela criação de um projeto de Estado nacional, pela promoção efetiva da indústria, pela consolidação de leis trabalhistas e pela repressão às vozes contrárias ao regime político. A trajetória empresarial de vários pioneiros possibilitou a realização de projetos conjuntos com o governo federal, principalmente em relação à siderurgia e ao petróleo.

De que forma é possível identificar a presença do Estado nas trajetórias empresariais dos pioneiros neste período?

Submódulo 4 > Brasil Contemporâneo

Nas últimas seis décadas, o país passou por diferentes modelos político-econômicos e, hoje, encontra-se em processo de consolidação do Estado democrático. Assistiu-se a uma expansão das várias áreas de empreendimentos, orientada a uma atuação global.

Quais as contribuições das trajetórias dos pioneiros para a construção do século XXI?

MÓDULO 3: Os percursos e as ações dos pioneiros

É possível visualizar a reciprocidade constante entre trabalho e aventura na vida dos pioneiros. Dentre os vários caminhos possíveis do labirinto, alguns são percursos relacionados ao desenvolvimento e à consolidação dos empreendimentos – a busca pela inovação, consolidada em viagens de estudos, a imigração, a procura por tecnologia e maquinários, e o estabelecimento de empreendimentos dos pioneiros no exterior, como manifestação da expansão dos negócios e dentro do contexto de globalização.

Quais são os caminhos do empreendedorismo?

MÓDULO 4: Diálogos entre os pioneiros

Questões centrais, tais como o envolvimento familiar, as relações com o trabalho, a busca de inovações e o papel do Estado no desenvolvimento dos negócios, perpassaram muitas trajetórias dos pioneiros em diferentes contextos.

O que pensavam os pioneiros sobre as questões de seu tempo?

MÓDULO 5: Os pioneiros, os empreendimentos e nós

Qual a juventude mais desafiada: a do século anterior ou a que hoje se empenha na construção do futuro?

“Uma visão de futuro inspirada nos pioneiros do empreendedorismo deve animar o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes.”
Pioneiros&Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, Jacques Marcovitch, vol. 1, p. 288.

Qual a importância dos pioneiros na construção do futuro?

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados