Banner

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil é uma exposição que reflete as preocupações que embasaram mais de dez anos de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo, sob a coordenação de Jacques Marcovitch, referentes aos empreendedores que foram pioneiros em diferentes campos profissionais e influenciaram de forma decisiva a história do Brasil.

A publicação de uma trilogia que aborda a trajetória de 24 empresários descortina um cenário que desvela rotas e percursos labirínticos e entrelaça os mais distintos empreendimentos, cujo legado é perceptível nos dias de hoje, apontando para uma pedagogia empreendedora, que articula trabalho, percepção de contexto, busca de inovação e aventura.

 



 

A construção histórica inerente a essa trilogia privilegiou em seu primeiro volume as biografias dos Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, evidenciando a expressão paulista nas questões de desenvolvimento do país. Já no segundo volume, esse recorte se amplia também para outras regiões brasileiras, a partir das histórias de vida de Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermírio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. O terceiro volume apresenta as trajetórias dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz, confirmando que o pioneirismo empresarial no Brasil não se restringiu a limites regionais.

Nessa exposição, às inquietações despertadas por esses estudos e publicações juntaram-se a outras, vinculadas à problematização sobre a preservação das memórias desse significativo legado patrimonial brasileiro. A partir dessas inspirações, foi realizada uma busca pelos vestígios desses empreendimentos em instituições preservacionistas públicas e privadas, verificou-se se as empresas herdeiras valorizam essas memórias e, especialmente, procurou-se contextualizar no presente as lições do pioneirismo com o objetivo de projetá-las para o futuro. Esse processo, um verdadeiro labirinto em relação às múltiplas possibilidades para a concepção e desenvolvimento de um programa museológico, deu origem a um projeto expositivo, cujo roteiro se consolida em um percurso de argumentações sobre os pioneiros e suas trajetórias. Um projeto educativo orientado à valorização da pedagogia empreendedora, organizado por meio de distintas metodologias, complementa e amplia os enfoques temáticos da exposição.

No primeiro módulo, são apresentados os personagens centrais da exposição; em seguida, é traçado um paralelo entre os biografados e seus empreendimentos e os momentos da nossa história, da Monarquia ao Brasil contemporâneo; na sequência, são indicadas as rotas e os percursos que os pioneiros percorreram para a busca de inovação e ampliação de seus negócios, para depois se divulgar alguns diálogos entre eles que marcaram questões relevantes de diversos períodos deste país.

O último módulo, dedicado à ação educativa, está constituído por um conjunto de atividades com o objetivo de possibilitar a mediação e a extroversão dos conteúdos tratados para as diferentes faixas de idade e níveis sociais, como, também, de discutir os principais desafios para o empreendedorismo nos dias de hoje.

A mostra itinerante - Fortaleza é a segunda capital do País a recebê-la - tem a expectativa de propiciar uma reflexão sobre o futuro inspirada nos pioneiros e no modo como enfrentaram os labirintos de suas trajetórias.

Serviço
Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil

Conheça o roteiro expositivo
Aberta ao público de 15 de fevereiro a 15 de julho no Espaço Cultural Unifor
De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h

 
Banner
Banner

Banner
Pioneiros & Empreendedores
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados