O que é o empreendedorismo hoje? Seminário dia 14/02 apresenta o tema

Um seminário sobre empreendedorismo antecede a abertura da exposição Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, dia 14 de fevereiro, no Espaço Cultural Unifor. Com o tema O que é o empreendedorismo hoje?, o seminário é uma ação do programa educativo da exposição e tem como proposta fomentar a reflexão e a construção de uma ação empreendedora entre os jovens.

O debate será no Teatro Celina Queiroz, das 15h às 18h30, e terá, entre seus palestrantes, Jacques Marcovitch, autor dos três volumes de Pioneiros & Empreendedores: a Saga do Desenvolvimento no Brasil e também curador da exposição homônima.

increva-se-aqui
O seminário é aberto a alunos Unifor, mediante inscrição online. Vagas limitadas!

A partir das trajetórias dos pioneiros focalizados pela exposição itinerante, o seminário terá três eixos temáticos: a preservação da memória dos pioneiros, o empreendedorismo e o contemporâneo, e educação e empreendedorismo. A exposição narra as histórias de 24 empreendedores responsáveis pela fundação e desenvolvimento de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros.

Programação do seminário

15h – A Memória dos Pioneiros e a Construção do Futuro
Fátima Maria Fernandes Veras - Reitora da Universidade de Fortaleza
Jacques Marcovitch - Universidade de São Paulo

15h45 – A Preservação da Memória dos Pioneiros
Maria Ignez Mantovani Franco – Diretora da Expomus
Vera Lúcia Tostes – Diretora do Museu Histórico Nacional - MHN
Margot Monteiro – Diretora do Museu do Estado de Pernambuco - MEPE

16h30 – Intervalo

17h – O Empreendedorismo e o Contemporâneo
Frederico Lundgren – Casas Pernambucanas
José Vicente Caixeta Filho - Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP
Educação e Empreendedorismo
César Simões Salim – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Marina Toledo – Projeto Educativo Pioneiros & Empreendedores

18h – Apresentação do Projeto “Você Empreendedor”
Maria Clara Bugarim - Diretora do Centro de Ciências Administrativas (CCA) da Unifor
Antônio Gomes Vidal - Sistema Verdes Mares

18h15 – Exibição do filme “Tempos dos Pioneiros"
Cinemateca Brasileira

19h – Abertura da exposição

pioneirismo-empresarial-no-brasil-3Pioneiros & Empreendedores na Unifor
A exposição itinerante Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil abre as portas ao público de Fortaleza a partir do dia 15 de fevereiro, no Espaço Cultural Unifor. A mostra faz parte de amplo projeto concebido em 2001 no âmbito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), para mostrar a contribuição desses empreendedores ao desenvolvimento do país, formar educadores e incentivar os jovens com vocação para os negócios.

O projeto começou com uma pesquisa nacional que serviu de base para a trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil.  A primeira capital a receber a exposição itinerante foi o Rio de Janeiro. A mostra ficou no Museu Histórico Nacional entre 28 de setembro e 28 de novembro de 2010, onde recebeu mais de 13 mil visitantes.

interna-trilogiaA trilogia

A trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil começou a ser publicada pelas editoras Edusp/Saraiva em 2003 e foi concluída em 2007. No primeiro volume são abordadas as trajetórias dos empresários “paulistas”: os Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Júlio Mesquita e Leon Feffer.

O segundo volume amplia o universo de observação ao focalizar figuras como Mauá, Luiz de Queiroz. Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermirio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. Dos dez empreendedores focalizados, apenas três atuaram no Estado de São Paulo. Os demais são do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Empreendedores do Rio de Janeiro, Nordeste e Amazônia surgem no terceiro volume, que reúne as contribuições dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz.

Seminário O que é o empreendedorismo hoje?

Data | 14 de fevereiro, a partir das 15 horas
Local | Teatro Celina Queiroz